O governador do Estado, Wilson Martins e o secretário da Educação, Átila Lira, anunciaram, na manha deste sábado (5), durante coletiva no Palácio de Karnak, o novo reajuste dos professores no Piauí. Após varias reuniões entre as partes, o Governo assegurou o reajuste de 22% linear a todos os servidores, pondo fim a greve do magistério que já durava mais de dois meses.
"Construímos aqui, em cima de várias propostas apresentadas, um entendimento. Com responsabilidade chegamos a um encontro de idéias e pensamentos e atendemos exatamente aquilo que era anseio de toda categoria; o reajuste de 22% linear para toda classe", destacou o governador Wilson Martins. Ele ressalta que o Governo fica no no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas está determinado a fazer esse esforço pelo bem da população piauiense.
Segundo o governador, todos os professores que recebiam menos que o piso nacional de R$ 1.451,00 já irão receber o valor ajustado e retroativo a janeiro deste ano. "Os demais níveis da carreira vão receber o mesmo reajuste de maneira escalonada. Ou seja, até outubro, no mês do professor, todos os professores da Rede Estadual de Ensino já terão recebido o reajuste de 22%. Portanto, é um avanço para toda categoria e ficamos muito felizes pelo entendimento", completou. O reajuste será de 8% em maio, retroativo a janeiro; em junho, o total chega a 10%, em agosto a 12% e, em outubro, o percentual atinge os 22%.
Representantes dos professores levarão a proposta a uma assembleia nesta segunda-feira (7). Para os membros da comissão formada para chegar ao acordo, a reunião foi bastante produtiva e positiva para ambas as partes. "Foi um avanço para a categoria que saiu fortalecida e para o Governo que saiu amadurecido. Mas, sobretudo, uma vitória para as crianças e jovens do nosso Estado que poderão agora retornar as salas de aulas e refazer a sua rotina normal de estudos", disse.
Com o novo reajuste, o impacto será de R$ 84 milhões na folha. Nesta segunda-feira (7), o Governo encaminha o novo Projeto de Lei para a Assembléia Legislativa onde será analisado em regime de urgência.
Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário