sábado, 16 de novembro de 2013

Santo Expedito, o Santo das causas urgentes.



Igreja Campinas
Igreja São Paulo

 
         


HISTÓRICO
19 de Abril
Dia de Santo Expedito

Santo Expedito
nasceu e viveu na Arménia, entre os anos 250 e 303. País que faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, e com o Irã e com o Azerbaijão ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa. Assim, durante a  vida de Santo Expedito,  seu país foi conquistado e fazia parte do Império Romano. Não há registros de seu tempo de vida. Há apenas registros de que era Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como "Fulminante", aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, sua conversão se deu em 301, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado à morte durante as perseguições de Diocleciano, imperador romano defendido por sua Legião, mas implacável perseguidor dos Cristãos  que não tolerava presentes em seu Exército e no dia 19 de abril do ano 303 foi martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos.
Os registros encontrados tanto em sua terra natal, como nas catacumbas de um convento romano, dão conta de  que sua força como o Santo das causas urgentes e inadiáveis surgiu no dia em que se converteu ao cristianismo. Um demônio em forma de corvo lhe repetia : cras!, cras!, em latim “amanhã”, o latim era o idioma usado pois vivia sob o domínio Romano, então Santo Expedito pisoteou o corvo lhe respondendo : hodie! , hodie ! (hoje) e assim foi.
Não há qualquer registro de haver se formado uma tradição sobre ele na Antiguidade, mas no século VIII ele já recebia culto na Germânia e na Sicília. Seu culto só iniciou uma difusão mais larga por volta do século XVII, talvez a partir da França ou da Alemanha, onde era representado como um advogado pisando um corvo que grita cras! cras!, significando as intermináveis delongas nos processos judiciais, contra as quais ele era invocado. Em 1781 foi designado padroeiro de Acireale, na Sicília, e desde então sua devoção se espalhou rapidamente por muitos países.






 1














Nenhum comentário:

Postar um comentário